La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula

Argumentation as a Road Map of the Life Project: A Significant Experience in the Classroom

A argumentação como roteiro do projeto de vida: uma experiência significativa na sala de aula

  • Margarita María Misas Avella
Publicado
2018-10-08

Este artigo de reflexão apresenta uma experiência pedagógica inovadora no Instituto Pedagógico Nacional, por meio de um roteiro do projeto pedagógico
de sala de aula “Argumentar: um projeto de vida”. Este projeto foi desenvolvido durante uma década na Educação Média e visou consolidar e potenciar as
habilidades comunicativas e argumentativas dos estudantes e, ao mesmo tempo, dar-lhes as ferramentas para escolher seu projeto de vida. Esse aspecto
se faz mais importante, pois vivemos em uma modernidade líquida, onde não existem certezas. Então, o projeto de orientação vocacional contribuiu com estratégias para os estudantes navegarem nas águas da incertidão moderna. Para seu desenvolvimento, partimos da metáfora da viagem, que representa não só a explicação do projeto de aula, mas também a forma como se configura a própria experiência da professora. Através dessa imagem, é possível conhecer o ponto de início (contexto do projeto), o itinerário (etapas do desenvolvimento do projeto de sala de aula), a bússola (ou as referências teóricas), a travessia (reflexão da professora) e o destino (as conclusões).

Palavras-chave: argumentation, vocational orientation, pedagogical project, liquid modernity, life project, National Pedagogical Institute (en)
argumentación, orientación vocacional, proyecto pedagógico, modernidad líquida, proyecto de vida, Instituto Pedagógico Nacional (es)
argumentação, orientação vocacional, projeto pedagógico, modernidade líquida, projeto de vida, Instituto Pedagógico Nacional (pt)

Álvarez Gallego, A. (2016). Volver a la escuela. Revista Nodos y Nudos, 4 (40), pp. 77-84.

Barthes, R. (1993). El placer del texto. México: Fondo de Cultura Económica.

Bauman, Z. (2007). Los retos de la educación en la modernidad líquida. Barcelona: Gedisa.

Bauman, Z. (2009). El arte de la vida. Barcelona: Paidós.

Bauman, Z. (2010). Modernidad líquida. México: Fondo de Cultura Económica.

Cárdenas, A. (2004). Elementos de una pedagogía de la literatura. Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional.

Eco, H. (2000). Tratado de semiótica general. Barcelona: Editorial Lumen.

Henao, J. I. y Castañeda, L. S. (2002). El papel del lenguaje en la apropiación del conocimiento. Bogotá: Icfes.

Instituto Pedagógico Nacional. (2001). Proyecto educativo institucional “La escuela vigente y su proyección al nuevo siglo. Énfasis: múltiples desarrollos”. Bogotá: Instituto Pedagógico Nacional.

Kundera, M. (2012). La identidad. Barcelona: Tusquets.

Ministerio de Educación Nacional. (1998). Lengua castellana. Lineamientos curriculares. Bogotá: Autor.

Misas, M. (2015). La educación líquida: aproximaciones a la relación sociedad- escuela- sujeto en la determinación de proyecto de vida. Bogotá: Editorial Aula de Humanidades.

Ospina, W. (2012). La lámpara maravillosa. Cuatro ensayos sobre la educación y un elogio a la lectura. Bogotá: Mondadori.

Weston, A. (1994). Las claves de la argumentación. Barcelona: Ariel.

APA

Misas Avella, M. M. (2017). La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula. Nodos y Nudos, 5(43), 120–132. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530

ACM

[1]
Misas Avella, M.M. 2017. La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula. Nodos y Nudos. 5, 43 (jul. 2017), 120–132.

ACS

(1)
Misas Avella, M. M. La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula. Nodos Nudos 2017, 5, 120-132.

ABNT

MISAS AVELLA, M. M. La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula. Nodos y Nudos, [S. l.], v. 5, n. 43, p. 120–132, 2017. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530. Acesso em: 10 maio. 2024.

Chicago

Misas Avella, Margarita María. 2017. “La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula”. Nodos y Nudos 5 (43):120-32. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530.

Harvard

Misas Avella, M. M. (2017) “La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula”, Nodos y Nudos, 5(43), p. 120–132. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530 (Acessado: 10 maio 2024).

IEEE

[1]
M. M. Misas Avella, “La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula”, Nodos Nudos, vol. 5, nº 43, p. 120–132, jul. 2017.

MLA

Misas Avella, M. M. “La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula”. Nodos y Nudos, vol. 5, nº 43, julho de 2017, p. 120-32, https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530.

Turabian

Misas Avella, Margarita María. “La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula”. Nodos y Nudos 5, no. 43 (julho 1, 2017): 120–132. Acessado maio 10, 2024. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530.

Vancouver

1.
Misas Avella MM. La argumentación como mapa de ruta del proyecto de vida: una experiencia significativa en el aula. Nodos Nudos [Internet]. 1º de julho de 2017 [citado 10º de maio de 2024];5(43):120-32. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/8530

Baixar Citação

Visitas

349

Downloads

Não há dados estatísticos.