6B016 Um indicador natural como proposta para o ensino sobre ácido-base e análise titulométrica a partir dos saberes tradicionais
Esta pesquisa descreve um trabalho de investigação a partir dos saberes tradicionais ou saber local, como possibilidade para o ensino de química abordando os temas indicadores ácido-base e análise titulométrica, contribuindo para o ensino de ciências, seja nas escolas ou universidades. Realizou-se uma análise experimental e conversas informais com os moradores indígenas em uma comunidade da região Amazônica sobre os saberes tradicionais. Trazer propostas a partir de outros saberes, um saber não científico, correlacionando ao científico, uma vez que os conhecimentos empíricos indígenas podem contribuir com propostas pedagógicas para o ensino da química. Tendo como objetivo, avaliar o extrato de jenipapo (Genipa americana L.) um indicador natural ácido-base, visando à utilização em aulas práticas de química em escolas públicas e Universidades.
BACCAN, N., ANDRADE, J. C., GODINHO, O, E. S., BARONE. J.S. (2001). Química analítica qualitativa elementar (3ª ed.). São Paulo, Brasil: Eds. Edgard Blucher. ISBN 85-212-0296-2
CORREA, M.P. (1969). Dicionário das plantas úteis do Brasil e das exóticas cultivadas. Rio de Janeiro, lEDE. ISBN 978-85-7738-309-2
Del Pino, J. C. y Lopes, C. V. M. (1997). Uma Proposta para o Ensino de Química Construída na Realidade de Escola. Espaço da Escola, 25(4), 43-54. ISBN 978-85-85905-06-4
MIMURA, A. M. S, SALES, J. R. C. y PINHEIRO, P. C. (2010). Atividades experimentais simples envolvendo adsorção sobre carvão. Química Nova na Escola, 32(1), pp. 53-57. doi.org/10.21577/0104-8899.20160107
SÁ, F. P, SOUZA, F. V. D, SILVA, A. V. C y LÉDO, A, S. Encapsulamento, crioproteção e desidratação na capacidade regenerativa de ápice caulinares de Genipa Americana. Ciência Rural. 45(11), pp. 1939-1945. Doi.org/10.1590/0103-8478cr20140579
TERCI, D. B. L. y ROSSI, A. V. (2002). Indicadores Naturais de pH: Usar papel ou solução? Química Nova, 25(4), pp. 684-688. doi.org/10.21577/0100-4042.20170238
VENQUIAERUTO, L. D, DALLAGO, R. M, VANZETO, J y DEL PINO, J. C. (2011). Saberes escolares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do pão. Química Nova na Escola, 33(3), pp. 135-141. doi.org/10.21577/0104-8899.20160107
VOGEL, A. I. (1981) Química analítica qualitativa. (5a ed.). São Paulo, Brasil: Eds. Mestre Jou.
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.