9B007 A busca por indicadores de promoção da Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: textos e vídeos sobre o girassol.
Este trabalho consiste na implementação de uma sequência didática com uso de textos de diferentes gêneros textuais, vídeos e questionamentos sobre o girassol. Foi implementada para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Baseou-se nos Eixos Estruturantes e Indicadores de Alfabetização Científica (AC) propostos por Sasseron (2008). Investigou-se o que a produção escrita e oral dos alunos revelou sobre sua inserção no proceso de AC. A pesquisa de caráter qualitativo revelou que o uso de diferentes gêneros textuais e atividades diversificadas sobre tema de interesse dos alunos é capaz de promover sua AC.
CHASSOT, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, 26, 89-100.
CORDEIRO, G. S. (2000). Escrevendo Narrativas de aventuras de viagens na 3ª série do ensino fundamental. In. Anais da III Conferência de Pesquisa sociocultural.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. (2004) Sequências didáticas para o oral e para o escrito: apresentação de um procedimento. In.: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização Roxane Rojo e Glais Sales Cordeiro] Campinas, SP : Mercado de Letras.
MOREIRA, M. A. (2003) Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos. In: PROGRAMA INTERNACIONAL DE DOCTORADO EN ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, 19, 2003, Atas... Universidade de Burgos, departamento de didáticas específicas.
SASSERON, L.H. (2008) Alfabetização Científica no ensino Fundamental – Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula, tese apresentada à Faculdade de Educação da USP.
ZABALA, A.; ARNAU, L. (2007) La enseñanza de las competencias. Revista Aula de innovación educativa. España. 161, 40-46.
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.