2B054 Bases binária e hexadecimal no Ensino Fundamental através de um game
Esta produção se originou de uma prática desenvolvida com a aplicação de um jogo digital (game). Tem como objetivo analisar a receptividade dos alunos à mecânica e ao conteúdo matemático presente no game Flippy Bit and The Attack of Hexadecimals from base 16 (Flippy Bit). Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola particular. A coleta de dados foi feita através de um questionário composto por perguntas abertas, fechadas e do tipo Likert. Os dados foram analisados de forma qualiquantitativa. Identificou-se que os alunos reagiram bem ao game, sua mecânica foi bem aceita e o conteúdo trabalhado despertou curiosidade nos mesmos.
Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6º ed. São Paulo, Brasil: Atlas.
Martino, L. M. S. (2015). Teoria das Mídias Digitais. 2ª ed. Petrópolis, Brasil: Vozes.
Mattar, J. (2009). Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall.
Prensky, M. (2001) "Digital Natives, Digital Immigrants Part 1", On the Horizon, Vol. 9 (Issue: 5), p.6. Recuperada a 09 de abril de 2018 em http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf.
Silva, A. H. (2016). Engajamento no Aprendizado Baseado em jogos Digitais: Estudo de Caso com o jogo Matemática Fácil. Congresso Regional Sobre Tecnologias na Educação CTRL+e. Natal, Brasil. Recuperada a 09 de abril de 2018 em http://ceur-ws.org/Vol-1667/CtrlE_2016_AC_paper_42.pdf.
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.