1B065 Como os gases se comportam? Discutindo as propriedades dos gases com estudantes de ensino superior do interior do estado do Amazonas
O trabalho discute conceitos relacionados ao tema Gases. Para isso, foi elaborada, aplicada e avaliada uma unidade de ensino potencialmente significativa – UEPS, a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa. As atividades foram desenvolvidas com quarenta estudantes do 2º período, durante a disciplina de Química Geral II, do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM/Instituto de Natureza e Cultura – INC, no município de Benjamin Constant, Amazonas, Brasil. A UEPS foi organizada em cinco aulas, e os resultados mostram que é possível proporcionar uma aprendizagem significativa para os estudantes, porém, estes possuem inúmeras dificuldades (leitura, interpretação e cálculos matemáticos) que vão além da abstração da Química. Portanto, os resultados trazem contribuições importantes para as aulas de Química.
CAMPOS, M. C. C., NIGRO, R. G. (1999). Didática de Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD.
MOREIRA, M. A. (2006). A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua Implementação em Sala de Aula. Brasília: Editora UNB.
MOREIRA, M. A. (2008). Organizadores Prévios e Aprendizagem Significativa. Revista Chilena de Educación Científica, 7(2), 1-11. Disponível em: http:// http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESport.pdf
NEVES, J. L. (1996). Pesquisa Qualitativa – Características, Usos e Possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração, 1(3), 1-5. Disponível em: http://www.academia.edu/8171621/PESQUISA_QUALITATIVA_CARACTER%C3%8DSTICAS_USOS_E_POSSIBILIDADES
TRIPP, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022005000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. doi: 10.1590/S1517-97022005000300009.
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.