SABERES E SOBREVIVÊNCIA DOCENTES: UMAS PERCEPÇÕES SOBRE PROFESSORES DE BIOLOGIA QUE ENSINAM FÍSICA
No Brasil, a habilitação docente para que professores ministrem a disciplina de Ciências, no ensino fundamental II
(estudantes de 11 a 15 anos), é, de modo geral, concedida a licenciados em Biologia, que apresentam baixa carga horária
atribuída à Física em suas licenciaturas, podendo ocasionar dificuldades no ensino de conteúdos físicos mais aprofundados. O
presente trabalho tem como objetivo analisar, à luz de Tardif e Huberman, os Saberes Docentes que são mobilizados por uma
professora de Ciências, licenciada em Biologia, que leciona Física. Através de entrevistas e observações de aulas, realizamos um
estudo de caso qualitativo/exploratório, observando a movimentação de saberes docentes específicos por parte da professora, ao
compararmos suas aulas de Biologia e Física, ministradas na mesma escola.
Bardin, L. (2002) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bogdan, R. C.; & Biklen, S. K. (1994) Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos.
[s.n.], Porto Editora.
Huberman, M. (1990). Las fases de la profesión docente - Ensayo de descripción y previsión. Revista de Investigación
en Educación. pp. 31-113.
Minayo, M. C. S. (2010). Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. In: ______. O
desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec. pp. 261-297.
Moraes, V. R. A. D. (2010). Estágio e supervisão ecológica: crenças e saberes na aprendizagem da
docência (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).
Santos, C. A. D., & Valeiras, N. (2014). Currículo interdisciplinar para licenciatura em ciências da natureza. Revista
Brasileira de Ensino de Física,36(2), 1-12.
Tardif (2008), M. Saberes Docentes & Formação de Professores. 9. ed. Petrópolis: Vozes.
Tardif, M (2002). Saberes Docentes e Formação Profissional. São Paulo: Vozes.
Testoni, L. A. (2013) Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação
inicial do professor de física.293f. (Doctoral Thesis, Universidade de São Paulo, São Paulo).
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.