5A001 Aplicações e uso de tecnologias em aulas de Matemática nos cursos de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ
Neste texto apresentamos algumas reflexões sobre ações que foram desenvolvidas nas disciplinas de Pré-Cálculo, Cálculo I, II e III, nos cursos de graduação em Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tais ações tiveram como propósito a busca de melhorias nas práticas docentes, bem como na aprendizagem dos alunos em conteúdos matemáticos. Estas, foram propostas, visando aplicações de conceitos matemáticos em situações relacionadas à área de estudo e ao uso de tecnologias. Entendemos que perceber a importância de certos conceitos matemáticos mediante a aplicação é algo motivador e que desperta o interesse dos alunos em sua compreensão, gerando uma aprendizagem duradoura. Por outro lado, o uso de tecnologias é um forte aliado na visualização e representação destes conceitos.
BIEMBENGUT, M. S., HEIN, N., e LOSS, G. S. (2010). Modelagem Matemática no Ensino de Matemática na Engenharia. 224-233. Em L. A. dos Santos e R. Portanova (Organizadores). XVI EREMATSUL. Encontro Regional de Estudantes de Matemática. Porto Alegre, RS, Brasil. Modo de acesso: http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/index.html
CURY, H. N. (2000). Estilos de aprendizagem de alunos de engenharia [CD-ROM]. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE, 28. Ouro Preto.
DORNELES, L. D., SPILIMBERGO, A. P. G., e PIVA, C. (2015). O Uso de Tecnologias em Aulas de Matemática no Ensino Superior. Em A. V. Cardona e T. C. B. Cabral (Organizadores). XII EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Porto Alegre, RS, Brasil. Modo de acesso: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/anais-do-egem
MURTA, J. L. B., e MÁXIMO, G. C. (2004). Cálculo Diferencial e Integral nos cursos de Engenharia da UFOP: estratégias e desafios no ensino aprendizagem [CD-ROM]. Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE, 32. Brasília.
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.