2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química

  • Aline Chechi Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Maria das Graças Cleophas Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Publicado
2018-11-15

A educação científica busca continuadamente novas metodologias que possam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, trazemos o Alternate Reality Game (ARG) como sugestão viável para o ensino de química, uma vez que este jogo apresenta algumas características que são fundamentais para a educação científica do século XXI, tais como, motivação, engajamento, criatividade, resolução de problemas, alto grau de imersão, da colaboração e cooperação. Há várias formas para elaborar um ARG, contudo, uma narrativa deve ser elaborada para conter os conteúdos pedagógicos que farão parte do jogo. O ARG elaborado foi aplicado a 32 discentes em formação inicial em ciências da natureza. Os resultados desse trabalho apontam para uma boa aceitação do jogo por parte dos alunos, manifestações de habilidade e competências, aquisição de múltiplos letramentos, etc.

Palabras clave: Alternate Reality Game. Formação de Professores. Aprendizagem Baseada em Problemas. Gamificação. Inteligência Coletiva. (pt)
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APA

Chechi, A. y Cleophas, M. das G. (2018). 2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin). https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934

ACM

[1]
Chechi, A. y Cleophas, M. das G. 2018. 2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED. Extraordin (nov. 2018).

ACS

(1)
Chechi, A.; Cleophas, M. das G. 2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química. Tecné. Episteme. Didaxis: TED 2018.

ABNT

CHECHI, A.; CLEOPHAS, M. das G. 2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, [S. l.], n. Extraordin, 2018. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934. Acesso em: 29 mar. 2024.

Chicago

Chechi, Aline, y Maria das Graças Cleophas. 2018. «2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química». Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n.º Extraordin (noviembre). https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934.

Harvard

Chechi, A. y Cleophas, M. das G. (2018) «2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química», Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (Extraordin). Disponible en: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934 (Accedido: 29 marzo 2024).

IEEE

[1]
A. Chechi y M. das G. Cleophas, «2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química», Tecné. Episteme. Didaxis: TED, n.º Extraordin, nov. 2018.

MLA

Chechi, A., y M. das G. Cleophas. «2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química». Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n.º Extraordin, noviembre de 2018, https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934.

Turabian

Chechi, Aline, y Maria das Graças Cleophas. «2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química». Tecné, Episteme y Didaxis: TED, no. Extraordin (noviembre 27, 2018). Accedido marzo 29, 2024. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934.

Vancouver

1.
Chechi A, Cleophas M das G. 2B050 Alternate Reality Game (ARG) como estratégia de ensino e aprendizagem da Química. Tecné. Episteme. Didaxis: TED [Internet]. 27 de noviembre de 2018 [citado 29 de marzo de 2024];(Extraordin). Disponible en: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8934

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