S402 Argumentação e pensamento crítico na formação de estudantes da escola básica
Neste trabalho descrevemos duas pesquisas que estão em desenvolvimento, sendo que ambas se complementam. Na primeira analisaremos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando identificar elementos pautado pela argumentação e pensamento crítico. A segunda, é uma intervenção didática a ser realizada. Os objetivos são verificar se e quais elementos presentes nas BNCC, possibilitam trabalhar com argumentação e pensamento crítico. Testar o potencial de Sequências Didáticas (SD) como ferramenta para a construção da argumentação. Estabelecer relação entre a argumentação e o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes da escola básica. Como metodologia utilizaremos a Análise Documental e Análise de Conteúdo. A conclusão parcial, permite-nos relacionar as competências previstas na Basse Nacional Comum Curricular com as competências argumentativas
Bardin, L. (2015). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições.
Brasil. (1996). Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC.
Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC.
Carnielli, W. R., Epstein, R. L. (2010). Pensamento crítico: o poder da lógica e da argumentação. São Paulo: RIDEEL.
CELLARD, A. A. (2008). Análise documental. En: POUPART, J. et al (orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes.
Kuhn, T. (1993). Metaphor in science. En: ORTONY, A. (Eds.), Metaphor and thought (pp. 533-42). Cambridge: Cambridge University Press.
Manassero-Mas, M., Vazquez-Alonso, Á. y Acevedo-Díaz, J. A. (2003). Evaluación de las actitudes del profesorado respecto a los temas CTS: nuevos avances metodológicos. Enseñanza de las Ciencias, 2(22), 299-312.
Oliveira, M. M. (2007). Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes.
Toulmin, S. (2001). Os usos do argumento. São Paulo: Martins Fontes.
Vieira, C. T. (2010). O pensamento crítico na educação científica. Lisboa: PIAGET.
Vieira, R. D. y Nascimento, S. S. (2013). Argumentação no ensino de ciências: tendências, práticas e metodologia de análise. Curitiba: Appris
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.