5B006 Ambiente Dinâmico Scratch no Ensino da Matemática

Eliani Retzlaff
Rosangela Ferreira Prestes
Rozelaine de Fátima ranzin
Flávio Kieckow
Cristiane Berwanger
Ben-Hur Santos dos Anjos

No meio educacional muitos professores e acadêmicos em formação desconhecem potencialidades relacionadas ao uso das tecnologias disponíveis no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, tem-se como objetivo fornecer subsídios para a construção e análise de material didático dinâmico (MDD) no intuito de se abordar tópicos de matemática para ensino básico. À priori aborda-se a relação entre a tecnologia informática e o material didático dinâmico Scratch, sendo que este permite a implementação de objetos de aprendizagem, sem a necessidade de conhecimento específico em programação. Com o uso do Software verificou-se que a simulação faz-se necessária para construção e análise de conceitos matemáticos.

Retzlaff, E., Prestes, R. F., ranzin, R. de F., Kieckow, F., Berwanger, C., & Anjos, B.-H. S. dos. (2018). 5B006 Ambiente Dinâmico Scratch no Ensino da Matemática. Tecné Episteme Y Didaxis TED, (Extraordin), 1-10. Recuperado a partir de http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/9039
Kenski, V, M. (2006). Tecnologias e Ensino presencial a distância . 3 ed. Campinas, SP: Papirus.
Netto, Alvim Antônio de Oliveira. (2005). Novas Tecnologias e Universidade. Petrópolis, RJ: Vozes.
Sousa, Gisela Mangabeira & Tavares, Willian Nascimento. (2009). Desenvolvimento de Material Didático Dinâmico Como Objeto de Aprendizagem Para Ensino a Distância de Geoprocessamento. São Paulo. Disponível em:
Acesso em (05/03/2018)
Maloney, J.; Resnick, M.; Rusk, N.; Silverman, B. & Eastmond, E. (2010) The scratch programming language and environment. ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Article Details