1B053 A Leitura de Textos de Divulgação Científica na Formação Inicial de Professores de Química
O presente relato consiste num diálogo sobre a inserção da leitura de Textos de Divulgação Científica na formação inicial de professores de Química. A prática da leitura ocorre num grupo de estudos com encontros mensais que são sistematicamente acompanhados. Objetiva-se potencializar a prática da leitura como modo de significar a linguagem química e de qualificar a formação de leitores mais críticos. Apresentam-se os modos de organização das práticas de leitura vivenciadas no grupo apontando-as como um espaço que qualifica tanto o uso da linguagem química como a constituição de professores leitores.
_____________. (2015) Utilização de Textos de Divulgação Científica em salas de aula de Química. Cunha, M. B., Giordan, M. (Orgs).Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. Ijuí: Ed. Unijuí.
Flôr, C. C. (2015) Na busca de ler para ser em aulas de Química. Ijuí: Editora Unijuí.
Gouvêa, G. (2015) A Divulgação da Ciência da Técnica e da Cidadania em Sala de Aula. Cunha, M. B., Giordan, M. (Orgs). Divulgação Científica na sala de aula: Perspectivas e Possibilidades. Ijuí: Ed. Unijuí, 13 – 42.
Leontiev, A. N. (1978) O Desenvolvimento do Psiquismo. Trad. M. D. Duarte, Lisboa: Livro Horizonte.
Sacks, O. (2002) Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química. São Paulo: Companhia das Letras.
Schwarcz, J. (2009) Barbies, Bambolês e Bolas de Bilhar: 67 deliciosos comentários sobre a fascinante Química do dia a dia. Rio de Janeiro: Zahar.
Vigotski, L. S. (2000) A Construção do Pensamento e da Linguagem. Trad. Paulo Bezerra, 1 ed. São Paulo: Martins Fontes.
APA
ACM
ACS
ABNT
Chicago
Harvard
IEEE
MLA
Turabian
Vancouver
Descargar cita
Visitas
Descargas
Licencia
Todo el trabajo debe ser original e inédito. La presentación de un artículo para publicación implica que el autor ha dado su consentimiento para que el artículo se reproduzca en cualquier momento y en cualquier forma que la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED considere apropiada. Los artículos son responsabilidad exclusiva de los autores y no necesariamente representan la opinión de la revista, ni de su editor. La recepción de un artículo no implicará ningún compromiso de la revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED para su publicación. Sin embargo, de ser aceptado los autores cederán sus derechos patrimoniales a la Universidad Pedagógica Nacional para los fines pertinentes de reproducción, edición, distribución, exhibición y comunicación en Colombia y fuera de este país por medios impresos, electrónicos, CD ROM, Internet o cualquier otro medio conocido o por conocer. Los asuntos legales que puedan surgir luego de la publicación de los materiales en la revista son responsabilidad total de los autores. Cualquier artículo de esta revista se puede usar y citar siempre que se haga referencia a él correctamente.